Seminário Internacional: Intercâmbios em Metodologias e Materiais de Educação

No âmbito do projeto "Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente", decorrerá em Ponte Vedra na Galiza, no dia 3 de Maio de 2016, o seminário internacional: Intercâmbios em metodologias e Materiais de Educação para o Desenvolvimento

O Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade participou ativamente na primeira fase do projeto europeu "Redes para o Desenvolvimento" (2010-2013), dada a sua experiência na promoção de redes de cooperação descentralizada. No decurso desta interação foi criada em Portugal a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (responsável pelo presente site). Na mesma altura, na Alemanha, foi desenvolvido um tecido de municípios geminados com cidades da Nicarágua.

No período de 2014 a 2017, no quadro do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente, o Fondo Galego irá conjuntamente com os seus parceiros, promover a sua experiência a outros países, entre as quais holandesas, com o objetivo de fortalecer as autoridades locais europeias em ações de Educação para o Desenvolvimento e Educação para a Cidadania Global.

Concretamente o Fondo Galego apresentará o seu modelo de cooperação municipalista em rede através do seminário na cidade de Pontevedra, na Galiza, a decorrer no dia 3 de Maio, cujo programa segue abaixo:

Programa


09h30 - Boas-vindas

10h00 - Experiências de sucesso em Educação para o Desenvolvimento no âmbito municipal
11h00 - O modelo de gestão e a educação para o desenvolvimento no Fondo Galego 

11h30 - Café de comércio justo

12h00 - A Experiência das férias com trabalho

12h30 - Boas práticas dos municípios galegos em Educação para o Desenvolvimento

13h00 - Projeto com a Rede Moçambicana de Mulheres Autarcas

13h30 - Debate

14h00 - Encerramento

* Será disponibilizado um serviço de tradução de inglês-galego e galego-inglês


Os parceiros do projeto supra mencionado estarão assim reunidos no período de 2 a 4 de maio na Galiza.


O projeto Redes para o Desenvolvimento visa encoraja ações de Educação para o Desenvolvimento a nível dos municípios e das associações municipais, apoiando processos de diálogo construtivos e ativos nas suas comunidades e promvendo o cumprimento de compromissos de desenvolvimento internacional. Com com o cofinanciamento da União Europeia e do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., sendo implementado na Alemanha, Espanha e Portugal, pelo IMVF e pelas câmaras municipais de Loures e do Seixal

Saiba mais sobre o projeto, aqui.