Reunião de promoção do trabalho em rede e workshop “Aprender com a experiência”

No âmbito do Projecto Redes para o Desenvolvimento: Da Geminação a uma Cooperação mais Eficiente decorreu no passado dia 30 de Maio de 2011, no Centro de Exposições de Odivelas, mais uma reunião de promoção do trabalho em rede entre os 14 municípios portugueses envolvidos no projecto.


Neste encontro, foi feito um balanço e avaliação das actividades desenvolvidas durante o 1º ano do projecto e um planeamento das actividades para o 2º ano que se inicia a 1 de Junho de 2011. 

Foi também apresentado pela Câmara Municipal da Marinha Grande, como caso de boas práticas, o Acordo Intermunicipal de Cooperação assinado em Setembro de 2008 entre 9 Municípios portugueses (Amadora, Fundão, Grândola, Marinha Grande, Moita, Montemor-o-Novo, Nisa, Setúbal e Vila Real de Santo António) e o Município do Tarrafal, Ilha de Santiago, Cabo Verde. Esta congregação de esforços e vontades permitiu já apoiar o município cabo-verdiano em diversas vertentes, nomeadamente ao nível do apetrechamento e melhoria de escolas do ensino primário. A geminação de cada um dos municípios portugueses com o município do Tarrafal serviu de mote para a assinatura do referido acordo que foi prontamente reconhecido e valorizado pelo IPAD, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiro e Cooperação e Associação Nacional de Municípios Portugueses. 

Os 10 municípios querem agora reforçar as suas actividades e responder, progressivamente, às necessidades apontadas pelo município do Tarrafal. Dos 14 municípios envolvidos no projecto Redes para o Desenvolvimento, 5 assinaram o referido acordo com o Tarrafal. O trabalho conjunto no âmbito do mesmo representa por isso uma nova oportunidade para dinamizar e reforçar o Acordo e de esta parceria se afirmar, cada vez mais como um modelo de cooperação intermunicipal a replicar a nível nacional e internacional.

Durante a tarde realizou-se o workshop “Aprender com a experiência”, aberto a técnicos municipais e actores não estatais, onde foram apresentadas e debatidas algumas iniciativas de trabalho em rede com Municípios como o Projecto Cidades Amigas das Crianças (UNICEF), o Projecto Enlaces (FEC), o Projecto Desenvolvimento no Centro das Políticas Públicas (IEEI) e o Projecto Redes para o Desenvolvimento (IMVF). 

O workshop contou ainda com a presença e participação da Dra. Margarida Marques – Chefe de Representação da Comissão Europeia em Portugal, Dra. Inês Rosa – Vice-Presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e dos dois parceiros internacionais do projecto Petra Schmettow do Finep e Ánxelo Vicente do Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade. 

Esta iniciativa inseriu-se no Projecto Redes para o Desenvolvimento: Da Geminação a uma Cooperação mais Eficiente, implementado pelo IMVF, em parceria com a Câmara Municipal de Loures, a Câmara Municipal da Marinha Grande, o Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade e o Finep; financiado pela Comissão Europeia e pelo IPAD – Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento.