RICD e IMVF vão participar em sessão sobre o papel-chave dos governos locais e regionais para alcançar a Agenda 2030 no âmbito da 18.ª Semana Europeia das Regiões e Cidades

A sessão “Como atuam as autoridades subnacionais para transformar e galvanizar as suas sociedades e práticas de localização e sensibilização sobre os ODS vai decorrer no próximo dia 5 de outubro, entre as 13h30 e as 15h00, em formato online. Uma iniciativa da Comissão Europeia no âmbito da 18.ª Semana Europeia das Regiões e Cidades dedicada ao tema Empoderar Cidadãos



A sessão vai focar o papel-chave dos governos locais e regionais para alcançar a Agenda 2030, promovendo políticas públicas centradas na transformação das cidades orientadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e encorajando as atitudes da comunidade relativamente ao compromisso das Agendas Globais aplicadas a nível local através do programa DEAR (Development Education and Awareness Raising Programme).

O objetivo é mostrar diferentes experiências e conhecimentos sobre práticas inovadoras na integração e localização dos ODS nas políticas públicas locais. A sessão centrar-se-á no papel estratégico do governo ao nível mais próximo na implementação das atividades do DEAR e na localização das ODS. Um painel de peritos descreverá os principais facilitadores chave e as abordagens adotadas pela sua entidade para envolver as suas políticas públicas e os cidadãos no sentido de uma transformação inclusiva e à escala da cidade para o desenvolvimento sustentável e a concretização da Agenda 2030.

Para facilitar a partilha e aprendizagem entre os vários governos locais e regionais europeus, apoia-los e capacita-los, as organizações: AFFCREBilbao city councilBordeaux MetropoleBristol City Council, Eurocities, FELCOSEuropean Union Programme-eurosociAL+, IMVF, Latvian Association of Local and regional governmentsPlatformaVVSG e FAMSI, iniciarão um diálogo construtivo para encorajar a adoção de práticas e ações similares para impulsionar a ação local de implementação dos ODS e consolidar parcerias e modelos de cooperação.  

A sessão será moderada por Manuel Redaño González, Diretor-Geral do FAMSI (Fundo Andaluzo de Municípios para a Solidariedade Internacional) e contará com vários oradores, entre os quais, o Presidente da RICD – Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento, Francisco Gonçalves.

A participação da RICD e do IMVF são fruto do reconhecimento do papel de ambas as organizações na promoção da Agenda 2030, a nível nacional e internacional, espelhada atualmente na campanha Rumo a 2030.

Consulte a agenda da sessão.

A RICD

Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD), formalmente criada a 15 de março de 2013, é constituída por 20 municípios portugueses comprometidos com a realização de um trabalho mais estruturado e eficaz no combate à pobreza no âmbito das suas ações de Cooperação para o Desenvolvimento com entidades congéneres nos Países de Língua Oficial Portuguesa.

O IMVF integra o secretariado técnico da RICD – uma iniciativa que nasceu no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: da geminação a uma cooperação mais eficiente – e tem trabalhado de forma contínua na formação e capacitação de técnicos municipais e sensibilização das respetivas chefias e munícipes para as questões da Cidadania Global e do Desenvolvimento.

Os municípios membros da RICD iniciaram um processo de inovação, progresso e sustentabilidade, pelo que através da Agenda 2030, tem oportunidade de contribuir e reforçar a ação municipal em prol da necessária transformação social, económica e ambiental.

Da promoção de cidades e comunidades sustentáveis à erradicação da pobreza e fome, da ação climática ao trabalho digno, da saúde ao consumo sustentável, da educação às parcerias sólidas, os temas abordados são o espelho da universalidade dos desafios que hoje enfrentamos.

RUMO A 2030

A campanha Rumo a 2030 pretende reforçar e ampliar o trabalho já iniciado com a RICD, capacitando os respetivos técnicos e decisores políticos sobre a Agenda 2030 e o papel transformador da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Os municípios serão mobilizados e apoiados na construção e implementação de uma campanha dirigida diretamente aos seus munícipes para promover a adoção de atitudes e comportamentos que tornem o desenvolvimento sustentável uma realidade. Este projeto é implementado pelo IMVF, pela RICD e pela Câmara Municipal de Oeiras e é financiado pelo Camões, I.P.

SEMANA EUROPEIA DAS REGIÕES E CIDADES

Semana Europeia das Regiões e Cidades é um evento anual de 4 dias durante o qual cidades e regiões mostram a sua capacidade para criar crescimento e emprego, implementar a política de coesão da União Europeia, e provar a importância da boa governação europeia ao nível local e regional.

Este ano, a Semana Europeia das Regiões e Cidades estende-se por 3 semanas consecutivas, cada uma dedicada a um tema: Empoderar os Cidadãos, Coesão & Cooperação, e Europa Verde.