Cooperação para o Desenvolvimento

A Câmara Municipal de Loures efetuou, de 26 de fevereiro a 16 de março, uma missão de acompanhamento de projetos de cooperação para o desenvolvimento na ilha do Maio, em Cabo Verde.



No terreno há 25 anos, decorrente da celebração de um protocolo de geminação e de um acordo de cooperação entre Loures e o Maio, a Câmara Municipal de Loures realizou uma missão com o objetivo de acompanhar os projetos de cooperação para o desenvolvimento que se encontram a decorrer na ilha do Maio.

Liderados pelo Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF), em parceria com os municípios do Maio e de Loures e a SDTIBM – Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio, os projetos Dinamização e Requalificação Turística na Ilha do Maio (2016-2019) e Turismo Solidário e Comunitário na Ilha do Maio (2017-2020) encontram-se em desenvolvimento e têm como enfoque principal o turismo, setor potencial e prioritário para o desenvolvimento da ilha.

Financiados pela União Europeia (EU) e cofinanciados pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, os projetos são complementares e visam o desenvolvimento socioeconómico, turístico e cultural sustentável do Maio, valorizando os traços culturais tradicionais e o meio ambiente.

Coincidente com o final do segundo ano de um dos projetos e com a necessidade de auxiliar o arranque do projeto mais recente, os parceiros consideraram pertinente a realização desta missão, que contou com a participação de uma técnica da área de Cooperação Externa da Câmara Municipal de Loures.
 
Ilha do Maio recebe delegação da Cooperação Portuguesa
Paralelamente à missão liderada pelo Município de Loures, a Cooperação Portuguesa realizou, de 5 a 7 de março, uma visita à ilha do Maio, com o objetivo de monitorizar os projetos por si cofinanciados, numa lógica de aprendizagem e diálogo com os parceiros e organizações beneficiárias no terreno.

A delegação, constituída por técnicos da Unidade de Sociedade Civil do Camões e do Serviço de Cooperação da Embaixada de Portugal em Cabo Verde, reuniu com os parceiros presentes no Maio, à data, e aproveitou para visitar alguns lugares da ilha, dos quais se destacam: Salinas do Porto Inglês – onde tiveram oportunidade de entrar nas obras, em fase de acabamento, de construção do Centro Interpretativo –, do posto de observação de aves e das futuras zonas de salina intensiva e de tanques de banhos terapêuticos; bairros de Nhu Dam e da Fontana, recentemente reabilitados, cujas habitações beneficiaram de caiação e pintura; Queijaria da Ribeira de D. João, cujo funcionamento permite a aquisição do tradicional “Keijo di terra”, que mantém a técnica do aclamado queijo do Maio; forno de cal, construído para a oficina de produção de cal, aliada à recuperação do património; e Centro Comunitário da Calheta, local onde o coletivo de artesãos trabalha os diferentes ofícios – tecelagem, chapa, madeira, pedra, entre outros.

A delegação da Cooperação Portuguesa deixou ainda o seu testemunho na rádio comunitária do Maio – “Voz Djarmai” –, um caso de sucesso que resultou de um projeto entre os parceiros: Câmara Municipal do Maio, Câmara Municipal de Loures e IMVF. Passados 10 anos, já faz parte do quotidiano da ilha, sendo escutada por setenta e cinco por cento da população local.

Recorde-se que a Cooperação Portuguesa tem sido um dos parceiros centrais dos projetos de Cooperação para o Desenvolvimento, implementados no Maio. Durante dois anos (2000 e 2001), o Camões, I.P., na altura denominado de ICP – Instituto da Cooperação Portuguesa, comparticipou diversas ações do Município de Loures, através da linha de financiamento de Cooperação Intermunicipal – entretanto extinta –, com destaque para o projeto Prevenir para não remediar, que incidiu em formações na área da Saúde. Este instituto tem sido igualmente cofinanciador de vários projetos financiados pela União Europeia na ilha do Maio.

Até ao momento, foram apoiados pela Cooperação Portuguesa os seguintes projetos: Desenvolvimento Sustentado da Ilha do Maio (2003-2006); Abastecimento de Água e Eco-saneamento na Ilha do Maio (2006-2010); Desenvolvimento da Pesca Artesanal na Ilha do Maio (2007-2009); Programa de Reforço dos Actores Descentralizados (2011-2014); e Dinamização e Requalificação Turística na Ilha do Maio (2016-2019), projeto ainda em implementação na ilha.
 
25 anos de geminação Loures – Maio
A relação com o Maio data de 1993, aquando da celebração de um protocolo de geminação e de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Loures e a Câmara Municipal do Maio.
Nestes 25 anos de geminação Loures-Maio, o envolvimento e a participação de ambas as autarquias na área da Cooperação Descentralizada têm sido merecedores de avaliação positiva, com contributos reais para a melhoria da qualidade de vida das populações.

Os primeiros sete anos de cooperação efetivaram-se, sobretudo, na capacitação técnica institucional, para além dos apoios em equipamentos e materiais para a execução de infraestruturas, tendo nos três anos seguintes evoluído para uma cooperação mais assente em projetos de curta duração – com enfoque nas áreas da Saúde e do Ambiente. A partir de 2003, e após a celebração de um protocolo de colaboração entre o Município de Loures e a Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento – IMVF –, o trabalho na área da Cooperação Descentralizada permitiu a participação em projetos mais transversais, abrangentes e inclusivos, igualmente merecedores do reconhecimento e financiamento da União Europeia.

Através desta parceria alargada – Loures, Maio, IMVF, UE e Camões –, a ilha do Maio é já uma referência ao nível da política de Cooperação para o Desenvolvimento, sendo considerada uma prática inovadora, por não serem conhecidos outros exemplos com estas características: vários projetos com o mesmo parceiro local, com longevidade e constância de ações. Além dos inerentes resultados evidenciados, que comprovam o sério e empenhado trabalho de Cooperação Externa que o Município de Loures tem vindo a dinamizar.

Loures realiza missão de acompanhamento de projetos na ilha do Maio   

Loures realiza missão de acompanhamento de projetos na ilha do Maio

Loures realiza missão de acompanhamento de projetos na ilha do Maio

Fonte: CMLoures