Jornadas Transfronteiriças de Educação para o Desenvolvimento

A Educação para o Desenvolvimento tem uma importância vital pois torna a sociedade mais consciente dos desafios do mundo de hoje, ajudando os cidadãos a reconhecerem-se a si mesmos como sujeitos com dignidade, deveres, direitos, e poder para alcançar mudanças e assumir responsabilidade pelas suas ações.

A RED-NETT organiza, nos dias 15 e 16 de março, em Lisboa, a II Edição das Jornadas Transfronteiriças de Educação para o Desenvolvimento.
 

Num contexto global em mudança, em que refletimos com preocupação nos conflitos do Médio Oriente, a saída da Grã-Bretanha da União Europeia (Brexit), a crise generalizada dos direitos dos refugiados, etc., somos forçados a redobrar os esforços no desenvolvimento de políticas educacionais para a cidadania global. Neste sentido, a Educação para o Desenvolvimento (ED) é um instrumento fundamental, uma vez que promove novos modelos de cidadania empenhados ativamente em alcançar um mundo mais igualitário e sustentável. A ED como a concebemos procura conhecer, analisar e disseminar criticamente o funcionamento do mundo em termos económicos, políticos, sociais, culturais, tecnológicos e ambientais. A ED tem uma importância vital pois torna a sociedade, e especialmente a juventude, mais consciente dos desafios do mundo de hoje, ajudando os cidadãos a reconhecerem-se a si mesmos como sujeitos com dignidade, deveres, direitos, e poder para alcançar mudanças e assumir responsabilidade pelas suas ações. A ED também contribui para a consecução do respeito em termos de equidade de gênero, diversidade e múltiplas identidades de indivíduos e povos, como fonte de enriquecimento humano.

Estando conscientes da importância deste instrumento e, considerando prioritário contribuir para a criação de uma cidadania global ativa, que combate a desigualdade através da procura da redistribuição de riqueza, oportunidades e recursos, a Plataforma Portuguesa das ONGD em parceria com outras organizações da sociedade civil e entidades governamentais da região da Estremadura (Espanha), nomeadamente com a AEXCID - Agencia Extremeña de Cooperación Internacional para el Desarrollo, a AUPEX – Associação das Universidades Populares da Estremadura, a CONGDEX - Coordinadora Estremeña de Organizaciones No Gubernamentales para el Desarollo, e o Camões I.P., criaram a RED-NETT. Esta Rede surgiu com o objetivo de aprofundar relações entre as Entidades e promover a consolidação da Educação para o Desenvolvimento (ED) em Portugal e nas regiões transfronteiriças.

De forma a possibilitar um primeiro momento de encontro entre ONGD e debate sobre ED, as organizações da RED-NETT promoveram as primeiras Jornadas Transfronteiriças de Educação para o Desenvolvimento, em Mérida, em abril de 2017.

Atendendo ao impacto da primeira edição das Jornadas Transfronteiriças de Educação para o Desenvolvimento e à necessidade de continuar a reforçar o papel da Educação para o Desenvolvimento nestes territórios e as relações institucionais já estabelecidas, a RED-NETT organiza, nos dias 15 e 16 de março de 2018 em Lisboa, nas instalações do CeSA-ISEG,  a II Edição das Jornadas Transfronteiriças de Educação para o Desenvolvimento.



As Jornadas terão um momento aberto ao público em geral no dia 15 de março e um momento fechado no dia 16 de março para a RED NETT, ONGD e entidades convidadas.As inscrições para o dia 15 de março, abertas a todas as ONGD e a outros atores da Educação para o Desenvolvimento, podem fazer-se aqui até ao dia 6 de março. A participação está limitada às vagas disponíveis.

Programa de dia 15 disponível aqui.

http://backoffice.plataformaongd.pt/documentacao/site/Repositorio/Documentos/Agenda/Programa%20Jornadas_dia15_2018.pdf


Fonte: Plataforma ONGD