Apoio dá poços de água a Quelimane

Uma dezena e meia de poços de captação de água potável são construídos em Quelimane, Moçambique, numa iniciativa de solidariedade social liderada pelo município de Setúbal no âmbito do protocolo de geminação existente entre as duas cidades.

Uma comitiva de Setúbal, liderada pela presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, em visita àquela cidade moçambicana entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, inaugurou no dia 29 os primeiros cinco poços de captação de água no âmbito da iniciativa solidária.

“A solidariedade não conhece fronteiras e é com grande emoção que oferecemos 15 novos poços de água a uma região com graves carências sociais e em que há seis milhões de pessoas com difícil acesso a água”, afirmou a autarca.

A escassez registada na zona, adiantou, leva a que “as crianças deixem de ir à escola para ajudarem as suas famílias a transportar água, percorrendo dezenas de quilómetros durante boa parte do dia”. Assim, “com este pequeno gesto de Setúbal, damos um humilde contributo para a melhoria das condições das famílias de Quelimane”.

A construção dos 15 poços, um investimento de 45 mil euros, resulta de uma campanha mecenática impulsionada pela Câmara Municipal de Setúbal junto do tecido empresarial do concelho e para a qual contribuíram VSObras24h, Herdade de Algeruz Empreendimentos Turísticos, Squareview e Reformosa.

“Na última vez que aqui estivemos prometemos fazer algo em relação à falta de água em Quelimane. Este é o resultado da solidariedade. Com este contributo, facilitamos o bem-estar às pessoas e este é o maior retorno que podemos levar, com o coração cheio de sentimentos e afetos”, vincou Maria das Dores Meira.  

O presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel Araújo, enalteceu a importância da iniciativa. “Inauguramos os primeiros cinco poços nas regiões mais pobres da urbe.” Sobre a geminação com Setúbal, afirmou que é uma relação “para consolidar cada vez mais”.

No âmbito da visita a Quelimane, cidade moçambicana com a qual Setúbal mantém um protocolo de geminação desde 2000, Maria das Dores Meira reuniu com o governador da província da Zambézia e visitou o centro empresarial instalado na região.

Fonte: CMSetúbal