Conversas na Aldeia Global "Cidades Inteligentes: Ideias para o Futuro"

Que cidades teremos em 2030? A crescente urbanização tornou as cidades em ecossistemas sociais complexos onde é imperativo assegurar o desenvolvimento sustentável. Por essa razão, convidamos os investigadores Miguel de Castro Neto e Luís Vicente Baptista para uma reflexão sobre as principais ideias para o futuro a caminho dos ODS “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Educação de Qualidade”. 
 

O conceito de cidade inteligente remete para a vontade de mobilizar de forma colaborativa os cidadãos, as autoridades locais e as empresas em torno de projetos urbanos integrados que utilizam novas tecnologias e a inovação científica ao serviço das pessoas.
 
Rumo a 2030, precisamos de cidades mais verdes, inteligentes e sustentáveis. Para isso, tem de se evoluir na resolução de muitos problemas que afetam atualmente a cidade: mobilidade, escassez de recursos, alterações climáticas, desigualdades económicas e a exclusão social. Quais os recursos únicos da cidade? Quais as suas principais debilidades? Como se posiciona o a cidade face à realidade nacional e internacional? E qual é o papel do cidadão no desenvolvimento económico da cidade? Esta e outras questões vão estar em debate em mais uma Conversa na Aldeia Global.
 
Com Miguel de Castro Neto, Professor Auxiliar e Subdiretor da NOVA Information Management School (NOVA IMS) da Universidade Nova de Lisboa (UNL), onde é Presidente do Conselho Pedagógico. Desenvolve o seu trabalho de investigação e ensino na área da Business Intelligence e das Smart Cities. Foi Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, entre 2013 e 2015. É Presidente do Conselho Nacional de Engenharia Agronómica da Ordem dos Engenheiros, coordenador do Grupo Cidades e Ordenamento do Território da Plataforma para o Crescimento Sustentável e Presidente do Conselho de Curadores do Festival Terras Sem Sombra. Foi-lhe atribuído o prémio Personalidade SmartCities 2017 pelo Conselho Estratégico Green Business Week  .
 
E Luís Vicente Baptista, professor catedrático e sub-diretor, desde 2005, e vice-presidente do conselho científico, desde 2009 na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL. É também Diretor do CESNOVA, desde 2010 e foi Presidente da Associação Portuguesa de Sociologia. Tem investigado sobretudo nas áreas da história social das ideologias e das políticas públicas, sociologia da vida quotidiana, da sociologia urbana e da sociologia do consumo.
 
09 NOVEMBRO. QUINTA. 21H30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Para jovens e adultos. Entrada livre.
                    
INFORMAÇÕES
Biblioteca Municipal de Oeiras . tel. 214 406 337, maria.amandio@cm-oeiras.pt

Fonte: CM de Oeiras