
Cascais abraça o compromisso autárquico com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030 da ONU
No próximo dia 21 de Setembro, Cascais assumirá o compromisso público com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
A Conferência “Objetivos Globais, Ações Locais: Não deixar ninguém para trás” irá debater os principais desafios dos ODS e da sua implementação pelos municípios.
É direcionada a todos os profissionais, investigadores e membros de organizações que trabalham a temática da sustentabilidade local. Será o primeiro evento sobre esta temática em Portugal com um programa de prestigiados oradores.
Lançado em 2015, os ODS integram um novo processo global para promover o Desenvolvimento Sustentável em todo o mundo, pretendem ajustar as agendas políticas nacionais à necessidade de transformar o mundo num lugar melhor até 2030, reduzindo as desigualdades entre os povos e promovendo o património natural.
O programa da conferência integra uma abordagem inovadora através do estabelecimento de parcerias entre governos, setor privado e comunidades para criar condições e compromissos a longo prazo.
Cascais criou um projeto pioneiro e inovador os ODS a nível local: “Cascais 2030”. Este projeto será apresentado formalmente no proeminente Forte da Cidadela – Pousada Cascais, no âmbito do Festival LUMINA, numa projeção artística criada e produzida pelo atelier OCUBO e que conta com a co-produção da Câmara Municipal de Cascais.