SAVE THE DATE:: Formação “Lisboa no Mundo e o Mundo em Lisboa”

Cidadania global é estar desperto e ativar-se para a transformação social, acrescentando valor à sua comunidade. 
Significa criar pontes entre o local e o global, descobrindo na cidade o que nos liga ao mundo.
 
Os Municípios desempenham um papel fundamental na dinamização da sua comunidade. Um papel cada vez mais ativo que não pode ficar preso às tradicionais dinâmicas organizacionais. Pelo contrário, é a vontade de inovar e de oferecer à comunidade serviços e práticas de valor acrescentado que diferencia cada Município.
 

Neste sentido, trabalhar possíveis rotas culturais, educacionais ou mesmo turísticas na área do seu Município é sinónimo de cidadania ativa.
 
Para potenciar o papel do seu Município, a associação PAR, o IMVF e a Associação Renovar a Mouraria oferecem-lhe a oportunidade de participar numa formação (grátis)  sobre Cidadania Global. A formação “Lisboa no Mundo e o Mundo em Lisboa” está organizada em 3 módulos complementares : Competências pessoais e sociais (21-22 setembro); Competências de Educação para a Cidadania Global (28 e 29 de Setembro); Competências profissionais (12 e 13 de Outubro).
Módulos com momentos presenciais e online que irão, decerto, enriquecer processos de aprendizagem ao longo da vida e dotar os participantes de ferramentas necessárias para valorizar a sua formação pessoal, mas sobretudo para despertar a reflexão crítica dos processos de interligações glocais nos temas que marcam as nossas sociedades. Através deste entendimento conseguirão explorar o mundo, a sua cidade e a sua vida com um olhar mais sustentável e sustentado.
 
Após as sessões de formação, os participantes e as organizações que representam serão convidados a participar no processo de criação de um “Mercado de Rotas”, ou seja, um conjunto de rotas turísticas pedagógicas, que aliam a cidade de Lisboa ao temas glocais, permitindo colocar em prática os conhecimentos e competências desenvolvidos durante a formação. Não sendo de Lisboa, poderá replicar a metodologia e conhecimentos no seu Município!
 
Esta formação poderá ser frequentada por um ou dois membros do seu Município, dos serviços que considerar mais pertinente.
Já imaginou o potencial de criar uma rota turística, cultural ou educacional no seu Município?
 
Se necessitar de alguma informação complementar, por favor não hesite em contactar-nos.
 
 
Convidamos a visitar o website do projeto: http://www.coordenadas.pt/