Conversas na Aldeia Global | Futuro Sustentável “Uma Nova Época Para as Relações Internacionais”

No dia 22 de junho, quinta-feira, às 21h30, terá lugar a 3ª sessão do projeto Conversas na Aldeia Global, este ano dedicado ao tema "Futuro Sustentável" e inspirado na Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável para transformar o nosso mundo e nos 17 objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


Francisco Seixas da Costa, sob o mote "Uma Nova Época Para as Relações Internacionais?", procura refletir sobre as principais metamorfoses do mundo e a evolução de fatores estruturais que determinarão os fenómenos de cooperação, de concorrência e de conflitos das próximas décadas.

Quais as principais evoluções geopolíticas nos próximos anos? A competição internacional pelo acesso aos mercados e aos recursos pressionará todas as economias e sociedades? Como vai ser o relacionamento entre Washington e Moscovo? Em 2030… vão surgir novos confrontos entre grandes potências? A China será a primeira potência mundial? Ter-se-á resolvido o conflito israelo-palestiniano?

Francisco Seixas da Costa tem uma vasta experiência na representação de Portugal pelo mundo. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa, foi diplomata entre 1975 e 2013, tendo estado colocado em Oslo (1979-1982), Luanda (1982-1986) e Londres (1990-1994), para além de ter exercido cargos dirigentes no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Entre 1995 e 2001, foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

A partir de 2001, foi, sucessivamente, embaixador português junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, em Viena, no Brasil, em França e, cumulativamente, junto da UNESCO. Foi presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É consultor da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Foi Diretor Executivo do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa. Desde 2013, preside ao Conselho Consultivo internacional da Fundação Calouste Gulbenkian, integra o Conselho Estratégico da empresa Mota-Engil e é administrador independente da empresa Jerónimo Martins. Desde 2014, é docente da Universidade Autónoma e administrador independente da empresa Mota-Engil Africa. Desde 2016, é administrador independente da empresa EDP Renováveis. É colunista e colaborador de diversas publicações e autor e co-autor de várias obras sobre questões internacionais e de segurança. A moderação é de Vasco Trigo.



Mais informações: 
Blog: Blog: http://oeiras-a-ler.blogspot.com
Tel. 21 440 63 37, maria.amandio@cm-oeiras.pt

Fonte: CM de Oeiras