Presidente da Câmara Distrital de Água Grande reúne com os SIMAR

O presidente da Câmara Distrital de Água Grande, de São Tomé e Príncipe, reuniu, no passado dia 11 de novembro, com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas (SIMAR).

Ekeneide dos Santos aproveitou a sua presença em Portugal, por ocasião da participação no seminário Autarquias Locais rumos a 2030: Diálogos para o Desenvolvimento, no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente, e deslocou-se até Loures.

A autarquia são-tomense está geminada com a Câmara Municipal de Loures e, no âmbito desta cooperação, Água Grande solicitou uma reunião com os SIMAR, para obter informações relativas à forma de recolha de resíduos e do tratamento destes, auspiciando uma melhoria no serviço que prestam naquela que é a cidade mais populosa do país.

Os SIMAR apresentaram a sua organização, bem como alguns dados quantitativos relativos ao abastecimento público de água, recolha e drenagem de águas residuais e recolha e transporte de resíduos urbanos nos concelhos de Loures e de Odivelas.

Já o presidente Ekeneide dos Santos destacou os resultados positivos do projeto Programa de Reforço dos Atores Descentralizados (janeiro 2011 a dezembro 2014), que, entre outras atividades, visou a otimização da rede e qualidade da água.

A reunião serviu ainda para a troca de informações mais práticas e para o pedido de colaboração de Loures na organização e estruturação do estaleiro, planos de manutenção de viaturas e contentores, entre outras tarefas.

Fonte: Câmara Municipal de Loures