Município de Ourém adere à Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento – RICD

Sabia que em cada cinco segundos, morre de fome uma criança com menos de 10 anos em todo o mundo? Sabia que em 2014 morriam 7 milhões de crianças com menos de 5 anos, devido a causas totalmente evitáveis como a malária, a diarreia e a pneumonia? Sabia que 57 milhões de crianças em todo o mundo não tem acesso a nenhum tipo de ensino e 490 milhões de mulheres são analfabetas? Sabia que 3,5 mil milhões de pessoas têm rendimentos de menos de 2 euros por dia. Destas 1,2 mil milhões sobrevivem com menos de 1 euro por dia?

É neste contexto que os municípios portugueses, tal como os seus congéneres na Europa são chamados a assumir novos papéis como atores na ação para o desenvolvimento.

Neste sentido o município de Ourém associou-se à Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento – RICD, que conta com mais 18 municípios. A RICD tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável dos territórios e para a melhoria da qualidade de vida dos países de língua oficial portuguesa através da realização de campanhas de sensibilização e educação para a cidadania global, do desenvolvimento de parcerias estratégicas e da implementação de projetos de cooperação para o desenvolvimento.

Nos próximos meses o Município de Ourém irá desenvolver várias ações sobretudo no reforço da sensibilização e educação para a cidadania global.

No sentido de dar o seu contributo para a prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) “Rumo a 2030” estão previstas ações nas áreas da igualdade de género e redução das desigualdades. Prevê-se que durante o mês de março de 2017 seja realizada uma exposição relativa à temática, que permita à população do concelho obter mais informação sobre os ODS.


Fonte: Câmara Municipal de Ourém