Cooperação entre municípios de Loures e do Maio, Cabo Verde

À ilha do Maio, em Cabo Verde, chegaram já vários equipamentos resultantes de uma forte cooperação com o município de Loures. Trata-se de um “sinal claro” no reforço da cooperação entre as duas autarquias.

A autarquia maiense recebeu do município de Loures equipamentos e materiais para a área de educação, proteção civil e saneamento. Fazem parte da oferta, livros escolares e enciclopédias, equipamentos para bombeiros, contentores e demais equipamentos de limpeza.
 
Para o executivo camarário, essa oferta representa um “sinal claro” no reforço da cooperação entre o Maio e Loures.
 
A vereadora que tutela a área do Saneamento, Carolina Santos, sublinha mesmo a mais-valia desta oferta que, no seu dizer, vem contribuir “grandemente” para o apetrechamento e melhoria da prestação de serviços, sobretudo no sistema de recolha do lixo. Destaca, igualmente, o excelente contributo que esta oferta representa para os serviços de bombeiros, da proteção civil, bem como a nível da educação na ilha.
 
A vereadora garantiu que os materiais escolares recebidos foram, entretanto, canalizados à Delegação da Educação na ilha, de modo a serem utilizados pela comunidade estudantil.
 
A cooperação entre os municípios do Maio e Loures remonta ao ano de 1993 e teve origem na existência de uma grande comunidade cabo-verdiana naquele município português. Promover fortes laços de amizade e contribuir, solidariamente, para o desenvolvimento e bem-estar da população do município maiense constituem, ainda, prioridades desta cooperação.
 
Desde o início da cooperação já foram protocoladas as seguintes áreas: desenvolvimento económico, associativismo e cooperativismo, educação e formação profissional, fomento desportivo, intercâmbio cultural, organização de serviços, comunidades migrantes, planeamento e urbanismo, infraestruturas e saúde.
 
Fonte: Município do Maio, Cabo Verde