Alfândega da Fé é um dos “Municípios do Ano”

O município alcançou o primeiro lugar na categoria Região Norte com menos de 20 mil habitantes nos prémios Municípios do Ano, promovidos pela Universidade do Minho, através da plataforma UmCidades.
 

O projeto “Sorriso Sénior”, desenvolvido pelo município da Alfândega da Fé em parceria com a Liga dos Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé e Juntas de Freguesia, rendeu ao município o prémio, graças ao impacto positivo gerado na promoção do envelhecimento ativo e da melhoria da qualidade de vida da população idosa. Através do trabalho colaborativo e do desenvolvimento de respostas de proximidade, o projeto implementou uma rede de apoio aos seniores, disponibilizando sessões de reabilitação psicomotora, serviço de enfermagem e intervenção psicológica. O projeto cobre quase a totalidade das freguesias do concelho.
 
É a terceira edição dos Prémios “Município do Ano”, que pretendem reconhecer e premiar as boas práticas dos municípios portugueses, realçando projetos com impacto direto na economia e sociedade dos territórios atingidos. O vencedor nacional foi o município do Fundão com o projeto “Academias de Código”. Os outros vencedores regionais foram Arouca (Área Metropolitana do Porto), Lisboa (Área Metropolitana de Lisboa), Vila Nova de Famalicão (Norte), Fundão (Centro), Batalha (Centro, menos de 20.000 habitantes), Santarém (Alentejo), Loulé (Algarve), Praia da Vitória (Regiões Autónomas).