Há 7,3 mil milhões de habitantes na Terra, mas metade vive em 1% do planeta

Um novo mapa da população mundial mostra que metade da população mundial vive em 1% do espaço terrestre disponível, enquanto a outra metade ocupa 99% do planeta. Com as estatísticas a demonstrar que a população mundial vai ultrapassar os 11 mil milhões de pessoas até ao ano de 2100, o problema não será o espaço, mas sim a distribuição de pessoas pelo planeta. 
 

Os dados foram compilados por Max Galka, que usou informações publicadas pela agência espacial norte-americana NASA. Através dos dados obtidos, Galka criou um mapa que distribui toda a população mundial numa grelha de pequenas “células”, na qual as fronteiras administrativas se tornam irrelevantes. A grelha em que o mapa se baseia tem um total de 28 milhões de células, medindo cada uma aproximadamente 4,8 km por 4,8 km.

A região amarela no mapa inclui todas as células com uma população de 8.000 ou mais pessoas, enquanto a região a negro é constituída por células com populações de menos de 8.000 pessoas. Olhando atentamente para o mapa, é possível verificar que a maior parte da região amarela está localizada na Índia, Bangladesh e China, onde quase metade da população do mundo está localizada. Nestes 3 países vive 46% da população mundial. A célula com a maior população situa-se no Cairo, no Egito.