Prémio Redes para o Desenvolvimento 2015 entregue a projetos de Palmela e do Seixal

O Prémio Redes para o Desenvolvimento foi atribuído a dois projetos de entidades de Palmela e do Seixal. A entrega dos prémios decorreu no dia 16 de dezembro de 2015, às 14h, nos Paços do Concelho de Loures.

O Prémio “Redes para o Desenvolvimento” pretende encorajar a dinamização de atividades nos Municípios enquanto atores efetivos de Educação e Cooperação para o Desenvolvimento, além de criar oportunidades para as comunidades locais e cidadãos se envolverem em ações promovidas a nível local, através do seu acesso mais amplo a informação sobre questões globais de Desenvolvimento. Procura-se ainda fomentar uma cooperação estreita e sinergias entre Municípios e Organizações da Sociedade Civil de Portugal. O valor pecuniário do Prémio é de 10 mil euros.

Um dos projetos vencedores foi “Promoção da Educação para a Cidadania Global – ONU17”, implementado pela Fundação COI no concelho de Palmela e nos municípios de Setúbal e Lisboa. Com a duração de 8 meses, o principal objetivo é promover a criação e implementação de atividades/metodologias de Educação para a Cidadania Global na região de Lisboa e Vale do Tejo, através da realização de sessões de sensibilização e atividades práticas no âmbito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os grupos-alvo do projeto são a comunidade escolar da freguesia do Pinhal Novo e a população local do concelho de Palmela e municípios de Setúbal e Lisboa.

O outro projeto vencedor foi “Os Outros – Representar a Cidadania Global”, a cargo da Rato – Associação para a Divulgação Cultural e Científica. Tendo 8 meses de duração, o principal objetivo reside em promover conceitos de cidadania global, sobretudo em comunidades educativas, mediante a utilização de metodologias ativas e participativas, procurando-se entender os Direitos Humanos numa perspetiva crítica sobre as diferentes gerações e valorizar o outro numa perspetiva global. A ação tem lugar em diferentes estabelecimentos do Ensino Secundário do Seixal.