Professores da Ilha do Maio visitam Loures

A Câmara Municipal de Loures recebeu, entre 28 e 30 de março, uma delegação de professores da Ilha do Maio (Cabo Verde), com o objetivo de aprofundar e partilhar conhecimentos na área da Educação.
 



Organizada pela Associação Maense em Portugal (AMP), esta visita integrou-se no âmbito do Fórum de Educação Ensino Inclusivo, que resultou num intercâmbio de professores da Ilha do Maio, com início no Município de Loures.

Durante três dias, 24 professores do ensino básico e secundário do Maio visitaram o concelho de Loures, deslocação que teve como objetivo principal aprofundar conhecimentos na área da Educação, partilhando boas-práticas no que respeita à realidade dos dois municípios.

O périplo começou com uma visita à Galeria de Arte Pública (GAP) da Quinta do Mocho, em Sacavém, projeto de intervenção artística. A segunda paragem ficou reservada para o Centro de Educação Ambiental, no Parque Urbano de Santa Iria de Azóia, na qual os professores maenses tiveram oportunidade de assistir a uma apresentação sobre reciclagem e participar num ateliê de reutilização.

O programa do segundo dia contemplou a participação num seminário sobre dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia, que teve lugar na Escola Básica João Villaret, em Loures. Este seminário contou com a participação de oradores especialistas nas matérias em questão. A tarde ficou marcada pela visita dos professores à Escola de Prevenção e Segurança, na qual se depararam com possíveis cenários de incêndios, cheias e sismos e aprenderam como evitar acidentes domésticos. Este espaço é regularmente visitado por alunos das escolas do concelho de Loures.

A manhã do dia 30 de março incluiu um encontro sobre o sistema de ensino e a administração escolar em Portugal, e a política municipal para a educação, com especial enfoque na educação especial e nos projetos municipais de inclusão. Este encontro, que decorreu no salão nobre dos Paços do Concelho, contou com a participação da vereadora responsável pelo pelouro da Educação da Câmara Municipal de Loures, Maria Eugénia Coelho, do delegado do Ministério da Educação da República de Cabo Verde, sedeado na Ilha do Maio, Ulisses Duarte, e do presidente da AMP, Carlos Frederico.

A receção aos professores maenses terminou com uma visita ao Museu Municipal de Loures – Quinta do Conventinho.
A vereadora Maria Eugénia Coelho acompanhou estes três dias de visita, demonstrando a intenção da Autarquia em apoiar a Ilha do Maio nos seus projetos futuros, e propondo um intercâmbio de professores e alunos entre os dois municípios.

Este intercâmbio veio reforçar a geminação existente entre Loures e a Ilha do Maio, que resultou de um Protocolo de Geminação e Acordo de Cooperação – assinado em maio de 1993 –, baseado na existência de uma grande comunidade cabo-verdiana em Loures, com fortes laços de amizade, contribuindo solidariamente para o bem-estar da população do município maense.

A delegação de professores do Maio passou ainda pelos municípios de São João da Madeira e de Beja.

Fonte: Câmara Municipal de Loures