Vídeos ODS - Redes para o Desenvolvimento

Vídeos ODS

Os Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável: Introdução aos 5 P's
 
Em 2015, numa cimeira da ONU em Nova Iorque, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos, constituindo uma agenda de ação internacional com metas até 2030. Estes objectivos foram assumidos pelos 193 países das Nações Unidas, com o objetivo global de melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta, e organizam-se numa agenda global dividida em 5 grandes dimensões: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.



1º P - Pessoas

As Pessoas são uma das grandes dimensões de análise e ação previstas na agenda da ONU para o desenvolvimento sustentável, em parte porque o desenvolvimento das sociedades está associado à garantia de uma vida mais digna e igualitária, mas também porque as sociedades se distinguem pela forma como as pessoas vivem.



2º P - Prosperidade

Se as Pessoas são o primeiro pilar do desenvolvimento sustentável, os moldes em que as suas vidas decorrem são o segundo. A Prosperidade é, assim, uma das grandes dimensões de abordagem da ONU para o desenvolvimento, porque as vidas devem ser vividas com dignidade, e essa dignidade só pode existir na medida em que possa ser suportada.


 
3º P - Planeta

Desde a década de 1960 que as preocupações com a sustentabilidade do nosso Planeta têm vindo a conquistar espaço no planeamento dos países, dado o reconhecimento do carácter não-renovável da maioria dos recursos naturais explorados pelas nossas sociedades modernas. Apesar disso, os nossos hábitos de consumo implicam um risco cada vez maior para a sustentabilidade dos ecossistemas do planeta, seja pela sobrecarga na produção de comida e uso de água potável, seja pelos efeitos cumulativos dos níveis de poluição atmosférica nas alterações climáticas - e na primeira década do século 21, as emissões de CO2 aumentaram mais do que em cada uma das 3 décadas anteriores. Aquecimento global, degelos, aumento do nível do mar, desertificação, têm por sua vez efeitos catastróficos nas sociedades humanas.




4º P - Paz 

No sentido de garantir sociedades mais justas e livres, a agenda da ONU pretende, até 2030, reduzir as formas de violência e abuso, exploração, tráfico e tortura, assim como os fluxos ilegais de dinheiro e armas. Promover o Estado de Direito, e garantir o acesso universal à justiça e à cidadania democratizada, inclusiva e participativa a todos os níveis, são por isso objectivos fundamentais.


 
5º P - Parcerias

Quanto às Parcerias para o Desenvolvimento, a existência de mercados globais, tanto de matérias-primas, como de bens e serviços transformou a estabilidade financeira global num delicado equilíbrio de interdependência internacional. Os sistemas de crédito e de assistência financeira internacionais têm tido um papel cada vez mais forte na assistência aos países em desenvolvimento, sendo que em 2014 a assistência externa chegou aos 135,2 biliões de dólares, o valor mais alto de sempre. Também o acesso às comunicações apresenta disparidades ao nível internacional, com a esmagadora maioria dos não utilizadores de Internet a encontrar-se nos países em desenvolvimento.

Partilhar  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn