Reforço do compromisso com os ODS – 10 anos de RICD - Redes para o Desenvolvimento

Reforço do compromisso com os ODS – 10 anos de RICD

|

Nos 10 anos de celebração da RICD, os 22 municípios que constituem esta Rede reafirmaram o seu compromisso em contribuir ativamente para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e de fazer dos ODS uma prioridade absoluta nas atividades promovidas pela RICD.

O papel dos Municípios na prossecução dos ODS é amplamente reconhecido a nível nacional e internacional. Ao traduzir os ODS para o plano local é possível formular políticas coerentes com os desafios glocais que enfrentamos, melhorar a coordenação temática e multisetorial, impulsionar novas dinâmicas de governança e garantir o desenvolvimento de modelos participativos com multiatores.



De facto, as cidades e os municípios, são atores-chave do desenvolvimento e da concretização dos ODS, estimando-se que 65% das 169 metas definidas para os 17 ODS não serão atingidas, sem um envolvimento concreto dos governos regionais e locais. A dimensão subnacional ou local da Agenda 2030 não se limita ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, mas interliga-se com todos os outros objetivos e metas. A superação de muitos dos desafios identificados pelos ODS e as suas metas depende dos municípios e governos locais, os quais se encontram bem posicionados para conhecer e responder diretamente às necessidades e aspirações das pessoas; bem como, para dar a conhecer e motivar os cidadãos a agir em prol dos ODS. Os ODS são, também, uma oportunidade para mobilizar e empoderar vários atores locais em torno de objetivos comuns e para guiarem políticas mais integradas e coerentes, que promovam soluções e respostas locais em prol de um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

É neste processo de localização dos ODS que a RICD tem trabalhado nos últimos anos e desenvolvido um conjunto de projetos e atividades que se destacam e que são reconhecidos, Aliás, a recente  Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), instrumento orientador da política pública de cooperação internacional para o desenvolvimento, reconhece o papel da RICD enquanto ator nacional relevante para o avanço na definição de abordagens e metodologias de intervenção do poder local

Leia a declaração Rumo a 2030 na integra aqui.

E saiba mais sobre a RICD em www.rumoa2030.pt

Partilhar  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn