Intercâmbios Galiza-Portugal: os municípios em prol dos ODS - Redes para o Desenvolvimento

Intercâmbios Galiza-Portugal: os municípios em prol dos ODS

|


Promover a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto do poder local é o objetivo dos “Intercâmbios Galiza-Portugal: os municípios em prol dos ODS”, uma iniciativa do Fundo Galego de Cooperação e Solidariedade em colaboração com a Xunta da Galiza, com o financiamento da União Europeia, e que conta com o apoio técnico do IMVF.

Estes encontros começaram no dia 5 de novembro de 2019 e durante 1 mês vão decorrer em 6 municípios galegos. Ponteareas, Vilagarcía, Pontevedra, Guitiriz, As Pontes e Verín recebem, durante 2 dias, representantes dos municípios portugueses da Amadora, Matosinhos, Faro, Seixal, Maia e Loures e Palmela, respetivamente, para uma troca de boas práticas sobre a implementação dos ODS.

Para além de apresentar o perfil de cada município, galego e português, e revisitar os 17 ODS, estes encontros vão permitir aprofundar as fases de localização de cada um deles, ou seja, de integração nas políticas públicas locais. Sensibilização, adaptação, implementação e avaliação são as 4 fases deste processo que irão permitir definir as estratégias para que cada município possa contribuir para tornar realidade a Agenda 2030.

Cada um dos 17 ODS aprovados pelas Nações Unidas em 2015 apresentam metas específicas, num total de 169, que procuram erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir prosperidade para todos nos próximos 15 anos. Estima-se que 65% dessas metas apenas possam ser alcançadas com o envolvimento direto dos governos regionais e locais, que, sob esse novo olhar, irão precisar de rever a formulação de políticas, melhorar a coordenação temática e setorial e impulsionar novas dinâmicas de governança.

O alcance de muitos dos desafios identificados nos ODS depende, portanto, da administração municipal, que devido à sua proximidade com os cidadãos pode conhecer e responder às suas necessidades. Os ODS são também uma oportunidade para mobilizar e capacitar as partes interessadas ao nível local em torno de aspirações comuns e orientar políticas mais integradas e coerentes que promovam soluções locais para um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

Agenda de Intercâmbios

5-6/11: Ponteareas – Amadora

7-8/11: Vilagarcía de Arousa – Matosinhos

19-20/11: Pontevedra – Faro

21-22/11: Guitiriz – Seixal

2-3/12: As Pontes – Maia

4-5/12: Verín – Loures e Palmela

Partilhar  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn