Cascais reforça apoio e cooperação com Moçambique - Redes para o Desenvolvimento

Cascais reforça apoio e cooperação com Moçambique

|
Uma missão da Câmara Municipal de Cascais concluiu uma visita a Maputo, Vilankulos, Inhassoro, Bazaruto e Xai-Xai, em Moçambique, com quem tem acordos de geminação e de cooperação, e nas quais procedeu à entrega de diverso material escolar e de saúde. Cascais reforça assim a sua política de apoio ao desenvolvimento local no quadro de uma cooperação descentralizada.


No âmbito das competências e responsabilidades atribuídas na Presidência da Câmara Municipal de Cascais, a Adjunta do Presidente, Maria do Céu Garcia, esteve em Moçambique em representação do município, de 20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2017.

Nas visitas às referidas cidades e localidades em Moçambique, a enviada da Câmara de Cascais aprofundou os laços institucionais e pessoais que unem Cascais a estas cidades e acompanhou e testemunhou os avanços ocorridos no terreno, com a ajuda da CMC e dos seus parceiros, principalmente na área da educação e ação social.

Em Xai-Xai, Cascais apoia crianças carenciadas, permitindo assim que tenham duas refeições por dia, aulas, acesso a vestuário e a cuidados de saúde, com o projeto do Apadrinhamento de Crianças da “Escolinha do André” e também jovens adultos sem capacidade financeira para custearem os seus estudos universitários com o projeto “Bolsas Universitárias”.

Na Ilha de Bazaruto, Cascais apoia bolsas escolares em Sitone e em Inhassoro e bolsas universitárias do cursos superiores na Universidade Católica da Beira, em Moçambique.

Nesta deslocação, acompanhou-se a chegada e entrega de material doado pela Câmara Municipal de Cascais, por empresas privadas, associações e por pessoas singulares, que foi enviado por uma associação parceira do Município de Cascais a ONGD SIM - Solidariedade Internacional a Moçambique, que fez chegar a Moçambique um contentor. Esta foi a 1ª Missão Educação, Saúde e Ambiente de 2017.

No domínio da saúde foram doados para a prevenção e controlo do HIV cerca de 1500 preservativos e aparelhos de medição de tensão arterial, no âmbito alimentar foi doado arroz e sumos, no âmbito da educação foi doado diverso material escolar, no âmbito do desporto diverso material, como por exemplo bolas de futebol, voleibol e cordas de saltar, roupa (bonés, t-shirts, vestidos, jogos didáticos, óculos de sol).

Para as crianças beneficiárias foi sem dúvida um começo de um novo ano muito especial, assim como adultos e população sénior carenciados que, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, empresas privadas, pessoas singulares e ONGD parceiras no local, podem agora ter uma melhor qualidade de vida.

Veja aqui as fotos.

Fonte: CM de Cascais
Partilhar  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn