Redes para o Desenvolvimento promoveu formação em Gestão do Ciclo do Projeto - Redes para o Desenvolvimento

Redes para o Desenvolvimento promoveu formação em Gestão do Ciclo do Projeto

|
Miranda do Corvo foi o município que acolheu, entre os dias 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2017, a ação de formação em Gestão do Ciclo do Projeto, promovida no âmbito do projeto Redes para o Desenvolvimento: Educação Global para uma Cooperação mais Eficiente.

A formação teórico-prática de 3 dias, dinamizada pela formadora Luciana Almeida, da Plataforma Portuguesa das ONGD, contou com a participação de cerca de 30 técnicos dos municípios que integram a Rede Intermunicipal de Cooperação para o Desenvolvimento (RICD) e teve como objetivo reforçar as suas competências de identificação e elaboração de projetos de Cooperação e Educação para o Desenvolvimento, de acordo com as regras de financiamento e instrumentos utilizados no âmbito dos programa de cofinanciamento da União Europeia.

No primeiro dia, após uma breve introdução do programa da formação e da realização de alguns exercícios práticos de “quebra-gelo”, a formadora fez uma breve contextualização da evolução do conceito de Desenvolvimento, das suas abordagens, e de novos paradigmas. De seguida explicou em que consiste e qual a relevância do ciclo de projeto, enquanto instrumento privilegiado de intervenção no setor do Desenvolvimento, bem como as noções de ideia de projeto, técnicas de diagnóstico e definição dos objetivos.

No segundo dia, a formação teve como foco a elaboração de projetos, incluindo o quadro lógico e a orçamentação do projeto, e o último dia foi dedicado à sustentabilidade dos projetos e aos mecanismos de financiamento disponíveis por parte da União Europeia, este último tema abordado por Joana Martins, da Unidade de Cooperação para o Desenvolvimento do IMVF.

O projeto Redes para o Desenvolvimento tem como objetivo encorajar ações de Educação para o Desenvolvimento a nível dos municípios e das associações municipais, apoiando processos de diálogo construtivos e ativos nas suas comunidades e promovendo o cumprimento de compromissos de Desenvolvimento internacional.

Este projeto é implementado em Portugal pela Câmara Municipal de Loures, pelo IMVF, pela Câmara Municipal do Seixal e conta com o cofinanciamento da União Europeia e pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Partilhar  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn