Acción de Cooperación - Redes para o Desenvolvimento

Acción de Cooperación

Cabo Verde > Santiago > Tarrafal
Ambiente
Auga
Educación
Formación Profesional
Infrastructures
Protección Civil
Saúde
Si
Asociación
Associação de Jovens da Amadora Saudável
Non
Comunidades Inmigrantes
Culturais
Históricas
Recursos técnicos especializados
En que ámbitos Educação, Saúde, Formação Profissional
Recursos materiais
Envio de diversos materiais e equipamentos
Coñecementos específicos en canto a planeamento, xestión e monitorización de proxectos
Distancia
Financeiras
Loxísticas
Recursos humanos
Coñecementos específicos en canto a planeamento, xestión e monitorización de proxectos
Distancia
Financeiras
Recursos humanos
No município da Amadora, a maior e mais antiga comunidade estrangeira é oriunda de Cabo Verde, sendo igualmente a mais enraizada e estruturada. É, aliás, na Amadora, que existe a maior comunidade cabo-verdiana fora daquele país, sendo muitas vezes a Amadora referida como a segunda maior “ilha” daquele arquipélago, pois aqui residem mais cabo-verdianos que em Santo Antão.
Argumentando questões de solidariedade e desejo de promoção do conhecimento entre comunidades, a Câmara Municipal da Amadora, após diversas diligências com a Embaixada de Cabo Verde, rubricou em 1989, um Protocolo de Geminação com a Vila do Tarrafal, tendo como objectivo estreitar os laços de amizade e cooperação entre os dois povos.
As acções de cooperação e solidariedade desenvolvidas com este município caboverdiano têm resultado de pedidos feitos pelo município caboverdiano e têm-se centrado sobretudo no desenvolvimento dos recursos humanos e o apoio em termos de equipamentos e materiais. As acções e projectos empreendidos desde essa altura nos domínios da educação, saúde, formação profissional, equipamentos, representaram sempre mais-valias para o município caboverdiano, indo ao encontro das necessidades sentidas pela população, e traduzindo-se numa melhoria das condições de vida locais.
Com a finalidade de promover a protecção do ambiente e a conservação da biodiversidade da Ilha de Santiago, nomeadamente da sua fauna, o Município da Amadora apoiou financeiramente o projecto “Protecção de Tartarugas Caretta – Caretta” desenvolvido pela Câmara Municipal do Tarrafal em parceria com várias instituições caboverdianas e estrangeiras e a sociedade civil.
No quadro da geminação com este município caboverdiano, a Câmara Municipal da Amadora firmou com os municípios portugueses do Fundão, Grândola, Marinha Grande, Moita, Montemor-o-Novo, Nisa, Setúbal e Vila Real de Santo António, um Acordo Intermunicipal de Cooperação com o Tarrafal, celebrado em 28 de Setembro de 2008. Após o estabelecimento desta “rede” entre os 9 municípios lusos anteriormente mencionados, perspectiva-se a realização de acções conjuntas com esta vila, considerando o know-how, e as valiosas experiências de todos estes municípios com o Tarrafal. No quadro desta cooperação multilateral, foi acordado o desenvolvimento de acções e projectos conjuntos em áreas como a Administração Autárquica (recursos humanos e novas tecnologias), educação e apoio à infância, protecção civil, ambiente, etc.. Nesse âmbito, e atendendo ao importante papel desempenhado pela Educação como mola propulsora do desenvolvimento de Cabo Verde, esta área foi eleita como um dos sectores essenciais da cooperação, pelo que os municípios acordaram, numa primeira fase, no envio de diversos materiais pedagógicos para jardins-de-infância e escolas. Para o envio dos mesmos, o IPAD disponibilizou apoio financeiro e a sua expedição por “carga diplomática”.
Irmandamento
11-09-1989