Semana da Interculturalidade Maiata | 2018 - Redes para o Desenvolvimento

Semana da Interculturalidade Maiata | 2018

|
A Câmara Municipal da Maia através da Divisão de Ação Social, no âmbito da Rede Social e em parceria com a EAPN/ Portugal - Núcleo Distrital do Porto, vão levar a cabo a “II Semana Intercultural da Maia”, de 3 a 8 de abril, com um conjunto de atividades diversificadas.
 

Este evento pretende promover a interculturalidade e a valorização da diversidade de etnias no município, melhorar o processo de integração das populações migrantes e das minorias étnicas, promover processos de empatia e incentivar movimentos de interação positiva entre aqueles e a população autóctone.

De 3 a 7 de abril estará patente na Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, a exposição itinerante “Enciclopédia dos Migrantes”, promovida por esta Biblioteca em parceria com a Biblioteca Municipal Almeida Garrett – Porto.

De 4 a 7 de abril, estará também disponível ao público, no átrio da Torre Lidador, uma exposição fotográfica intitulada “Mulheres Ciganas”, da autoria do fotojornalista Adriano Moreira, promovida pela Câmara Municipal da Maia e pela Associação Plano i.

Nos dias 4 e 6 de abril dinamizar-se-á a Hora do Conto “A Formiga Horripilante” de Liz Pichon, promovida pela Biblioteca Municipal Doutor José Vieira de Carvalho, dirigida aos alunos do pré-escolar e 1º ciclo.
A agenda da semana conta ainda com uma palestra, subordinada ao tema “Origens da Comunidade Cigana”, que terá lugar no Auditório Municipal da Venepor, no dia 7 de abril (sábado), pelas 10:30h, ministrada pelo antropólogo, Dr. José Gabriel Pereira de Bastos.

O ponto alto das comemorações tem lugar durante o fim-de-semana dos dias 7 (12:00h|20:00h) e 8 (14:00h|19:00h) deabril|2018, com a realização da II Feira Intercultural Maiata “Sete Cantos do Mundo”, no Parque Central da Maia, sendo que no dia 7 de abril, teremos a visita de Sua Excelência o Presidente da República, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa.
Este evento contará com demonstrações culturais, gastronómicas e animação por parte das entidades parceiras, nomeadamente, Associações de Imigrantes, Comunidades Ciganas do Concelho, Grupos Culturais de Dança e Música, entre outras.


Fonte: CMMaia
Partilhar  Partilhar no Facebook Partilhar no Twitter Partilhar no LinkedIn